Composição 1_1

Quarta-feira, 18, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas), ligado à Diretoria de Ação Social da Prefeitura de Bariri, realiza a partir das 13h30 uma passeata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação integra a programação do Maio Laranja – mês dedicado à conscientização da população para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual.
A saída da passeata está marcada na Praça da Matriz. A ideia é levar a informação à população e incentivar o combate a esse tipo de violação de direitos.
A ação terá a participação de alunos da rede municipal de ensino, de crianças e de adolescentes que integram os serviços socioassistenciais de Bariri.
Além da passeata, entre os temas abordados durante o Maio Laranja em Bariri, estão um balanço das denúncias e subnotificações de casos de abuso e de exploração sexual, o apoio da rede de ensino e dos professores nesta luta, as ações de combate aos abusos na internet, entre outras iniciativas promovidas pela Diretoria de Ação Social.

Maio Laranja

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês). O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação