Composição 1_1

Mudas plantadas há pouco mais de um ano na Praça da Juventude: parte delas não teve o desenvolvimento esperado – Alcir Zago/Candeia

Há pouco mais de um ano foram plantadas 100 mudas frutíferas na Praça da Juventude Claudinei Assad (localizada na rotatória da Avenida Perimetral Domingos Antonio Fortunato).
A ação foi desenvolvida pelo Projeto Fruto Urbano, numa parceria entre representantes da organização não-governamental (ONG) sediada em Bauru que idealizou o projeto, Lions Clube de Bariri, Rotary Club de Bariri 16 de Junho, grupo Desbravadores da Igreja Adventista, Grupo Escoteiro de Bariry 183, empresas parceiras e sociedade civil.
Poucos dias depois, no dia 12 de novembro, foi feito o plantio de 127 mudas frutíferas no entorno do Lago Municipal Prefeito Accácio Masson, na segunda ação do Fruto Urbano no município.
Nesse período, muitas plantas se desenvolveram bem, dando frutas como acerola e amora, algumas morreram e outra parte não teve o desenvolvimento esperado.
Na terça-feira, dia 23, o Candeia retornou à Praça da Juventude. Acompanharam a reportagem Flavia Alem, paisagista e proprietária do Espaço Verde Paisagismo, e Lucas Mattos, do grupo escoteiro.
Segundo Flavia, se fossem adotados cuidados básicos as plantas teriam tido melhor desenvolvimento nesse período de 12 meses.
Ele destaca a necessidade de retirada de grama em volta dos troncos para que as raízes das plantas não sejam sufocadas. Outra medida é a realização de poda de condução, em que são subtraídos galhos e folhas da parte de baixo das mudas. Apesar de o tempo estar propício para chuvas, não se pode descuidar da irrigação.
Para que outras áreas do município ganhem mais verde é preciso que haja doação de mudas com no mínimo 60 centímetros de altura. Não são indicadas mudas cítricas (laranja e limão), abacate e mangueiras de grande porte. Algumas podem ser atacadas por doenças e outras são muito altas.
Por meio da assessoria de imprensa, o Setor de Meio Ambiente informa que está ciente da situação e está fazendo o levantamento dos pontos onde foram plantadas as árvores para monitorar e cuidar delas.