Composição 1_1

Alcir Zago – Na noite de terça-feira, dia 21, membros da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) do Rio de Janeiro e de São Carlos estiveram em Bariri para uma reunião no Lar Vicentino.
Integrantes da diretoria da entidade baririenses teriam sido informados no encontro de que deve haver maior participação de vicentinos, sob o risco de a instituição sofrer intervenção.
Um membro da diretoria que esteve na reunião e que prefere não divulgar o nome conta que a exigência é que o Lar Vicentino volte às origens, com maior número de voluntários vicentinos que frequentem as reuniões das conferências.
Há décadas as conferências estão praticamente desativadas em Bariri. O pedido feito aos integrantes da SSVP é que seja dado prazo para que os apontamentos sejam resolvidos.
O Candeia apurou que na região o Asilo São Vicente de Paulo de Mineiros do Tietê e o Lar São Vicente de Paula de Dois Córregos estariam na mesma situação. A entidade de Mineiros do Tietê, inclusive, marcou eleição de novos vicentinos para segunda-feira, dia 27.
“Há uma falta de vicentinos como um todo”, conta uma fonte vinculada ao Conselho Central de Jaú da Sociedade São Vicente de Paulo. “Estamos nos mobilizando para reverter esse quadro. Normalmente as intervenções ocorrem para que se resolva a situação.”

Sem respostas

No caso de Bariri, a hierarquia da SSVP contempla o Conselho Central, em Jaú, o Conselho Metropolitano de São Carlos e a sede da SSVP, que fica no Rio de Janeiro.
Mensalmente, 2,5% da arrecadação da instituição é encaminhada a essas três esferas superiores.
Há algum tempo houve pedido da entidade baririense para descredenciamento do sistema, o que culminaria com o não pagamento dessa contribuição mensal.
A reportagem encaminhou e-mail para o Departamento de Comunicação da Sociedade, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Em contato telefônico, atendente da SSVP no Rio de Janeiro informou que o assunto deveria ser tratado pelo Conselho Metropolitano de São Carlos.
O jornal ligou para a unidade. A pessoa que atendeu informou que passaria o contato do Candeia para que coordenador entrasse em contato, o que não ocorreu até o fechamento desta edição. Houve outras ligações do jornal para São Carlos, mas sem êxito.
A única informação dada é que eventual intervenção em nada alterará a manutenção do serviço prestado pelo Lar Vicentino de Bariri, que atualmente cuida de pouco mais de 40 idosos.

Listen to “Lar Vicentino de Bariri pode sofrer intervenção da SSPV” on Spreaker.