Slider

Governador do Distrito 4480 do Rotary Clube, Luís Cesar Rodrigues: “se pessoas de bem não fizerem o bem, infelizmente teremos o caos” – Alcir Zago/Candeia

O governador do Distrito 4480 do Rotary Clube, Luís Cesar Rodrigues, esteve em Bariri na noite de terça-feira, dia 23, em reunião com membros do clube local. Ao todo, são seis distritos no Estado de São Paulo.
Segundo ele, o objetivo é percorrer as entidades da área de atuação do distrito e acompanhar o trabalho realizado, oferecendo sugestões, apoios e orientações.
O Distrito 4480 administra 68 cubes de 47 cidades, desde Santa Fé do Sul até Barra Bonita. Rodrigues é médico ginecologista e obstetra e atua profissionalmente nas cidades de Santa Fé do Sul, Rubineia e Aparecida do Taboado.
O governador explica que o mandato de todos os membros do Rotary é de um ano: vai de 1º de julho a 30 de junho do ano seguinte. Na eleição para governador, o processo ocorre com antecedência de três anos para que o escolhido tenha tempo de se preparar.
O Rotary está presente em mais de 200 países do mundo com a principal missão de buscar a paz.
Rodrigues observa que as pessoas, em geral, estão menos voltadas à filantropia e pensando mais em si próprias.
“Se pessoas de bem não fizerem o bem, infelizmente teremos o caos”, comenta. “Temos de dar oportunidades com projetos para que as pessoas possam ter sua qualidade de vida melhorada.”
Rodrigues destaca que o Rotary é apolítico, mas realiza parcerias com poder público. Um dos exemplos mais bem-sucedidos são as campanhas contra a poliomielite.
Em setembro de 1979, rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas acompanharam voluntários durante a vacinação de crianças contra a paralisia infantil em Manila.
Ao pingar as primeiras gotas da vacina na boca de uma criança, James Bomar Jr., então presidente do Rotary, lançou oficialmente um projeto para imunizar as crianças das Filipinas contra a poliomielite.
O sucesso deste projeto abriu caminho para a nossa maior prioridade: a erradicação global da pólio. Como resultado do nosso empenho e dedicação ao longo dos anos, mais de 2,5 bilhões de crianças foram vacinadas.
Desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985, houve queda de 99% no número de casos da doença em todo o mundo, sendo que o vírus só continua endêmico em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.