Composição 1_1

Jota Cardoso vai coordenar os trabalhos da conferência municipal sobre o idoso em Bariri

Dia 14 de fevereiro, quinta-feira, o Conselho Municipal do Idoso de Bariri realiza a (CMIB) realiza Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, a partir das 8h, no Clube da Melhor Idade.
De acordo com o presidente do órgão, João Domingos Cardoso Leonel (Jota Cardoso), o encontro tem como principal tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
Segundo ele, a ideia é, durante o encontro, avaliar a efetividade de ações em execução e discutir medidas que garantam, efetivamente, direitos fundamentais da pessoa idosa.
Haverá ainda análise de políticas públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Elas devem garantir aos idosos envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos Direitos Humanos Direitos Fundamentais. Mas, isso nem sempre ocorre.
Por fim, serão propostas medidas para o fortalecimento dos conselhos da pessoa idosa na efetivação dos direitos, das políticas públicas e do seu controle social.

Capacitação

Quinta-feira, 31, o Conselho Municipal de Idosos de Bariri (CMIB) realizou encontro de capacitação com agentes sociais que vão participar da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorre no dia 14 de fevereiro.
A oficina aconteceu a partir das 8h30, no Clube da Melhor Idade e contou com a participação de representantes de órgãos e organizações sociais ligados aos idosos em Bariri.
Entre os temas ministrados destaque para Conselho Municipal do Idoso; normas e diretrizes para implantação; competências do Conselho Municipal do Idoso; procedimentos para criação do Conselho Municipal; organizações das Comissões permanentes e grupos temáticos; papel, atribuições e perfil dos conselheiros; e os a atos institucionais e as decisões dos conselheiros.