Composição 1_1
Composição 1_1

Dia 21 de fevereiro, quinta-feira, vai ser realizada a 2ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, a partir das 8h30, no Clube da Melhor Idade.
O evento resulta de parceria entre a Prefeitura de Bariri, a Diretoria de Ação Social e o Conselho Municipal do Idoso de Bariri (CMIB). Deve contar com a participação de representantes de órgãos e organizações sociais ligadas aos idosos.
De acordo com o presidente do conselho, João Domingos Cardoso Leonel (Jota Cardoso), o encontro tem como principal tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
Segundo ele, a ideia é, durante o encontro, avaliar a efetividade de ações em execução e discutir medidas que garantam, efetivamente, direitos fundamentais da pessoa idosa.
Haverá ainda análise de políticas públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Elas devem garantir aos idosos envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos Direitos Humanos Direitos Fundamentais. Mas, isso nem sempre ocorre.
Por fim, serão propostas medidas para o fortalecimento dos conselhos da pessoa idosa na efetivação dos direitos, das políticas públicas e do seu controle social.